top of page
Minha Escolha:
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Procure por Tag:
Fique a Par:

Surf. História e curiosidades

  • lindamimadalouca
  • 24 de ago. de 2015
  • 4 min de leitura

Não se sabe ao certo quando surgiu o surfe, pois há poucos relatos, mas alguns historiadores defendem a idéia de que surgiu nas Ilhas Polinésias quando os nativos saiam para pescar e, para voltar mais rápido à terra firme, deslizavam com seus barcos através das ondas. Com o passar do tempo esta atividade tornou-se hábito entre estas civilizações. Outras teorias defendem a África ocidental como o berço do surfe.

Posteriormente, os reis das ilhas do Hawai passaram a praticar este esporte com pranchas feitas de madeira retiradas de árvores locais. Foi no Hawai que o surfe tornou-se uma cultura.

Porém, com a chegada dos europeus as ilhas em 1778, o surfe, assim como todos os traços culturais dos nativos foram sendo oprimidos. No inicio do século XX, o surfe ressurgiu aos poucos, devido aointeresse dos estrangeiros em aprender o esporte. Em 1908 foi fundado o clube “The Hawaiian Outrigger Surf and Canoe Club”.

A divulgação deste esporte se deve a um campeão olímpico de natação do Havai chamado Duke Kahanamoku. Aproximadamente no ano de 1920 começaram a surgir os primeiros campeonatos nos Estados Unidos, na Califórnia.

A fabricação da primeira prancha de fibra data de 1949 e foi feita por Bob Simons. A partir de 1960 o surf o surf tornou-se um esporte profissional. Hoje a ASP (Association of Surfing Professionals) é quem realiza e organiza o circuito mundial de surf.

Atualmente, alguns surfistas desafiam a natureza ao procurar as maiores ondas para surfar. È a modalidade tow-in. Para chegar a essas ondas, são puxados com um jet sky até essas ondas gigantes, que podem ultrapassar os 20 metros de altura.

As linhas do surfe são:

  • Clássica - dá mais importância ao estilo em detrimento à força.

  • Moderna – dá mais importância à força e a radicalidade do que o estilo

As manobras mais radicais do surfe são:

  • Tubo – o surfista fica envolto pela onda, “dentro” dela.

  • Aéreo – o surfista usa a onda como rampa, alçando vôo e “pousando” novamente sob a água.

Outras manobras são: 360°, cut-back, rasgada, cavada, batida e floater.

O surfe pode ser praticado por crianças a partir de 5 anos, desde que saibam nadar.

O atual campeão mundial de Surf é o australiano Mick Fanning (2007).

Conhecer o surf e saber surfar são coisas completamente diferentes. Em qualquer esporte, há sempre um caso curioso que nem sempre a gente sabe ou conhece. Poucos sabem de verdade histórias do surf. Confira então dez curiosidades que provavelmente você não sabia (ou já). Agora vamos falar sobre as curiosidades.

01- Um dos primeiros registros e contatos com o surf aconteceu quando o navegador inglês James Cook chegou ao Hawaii. O navegador registrou ter visto pessoas praticando um esporte bastante relaxante e que era praticado sobre pranchas de madeira. Alguns dizem que o esporte havia sido trazido por um rei Indonésio chamado Tahito que tinha chegado ao Havaí bem antes de Cook e apresentou aos nativos seu esporte preferido, o surf.

02- O surf foi considerado por muito tempo um esporte da realeza, ou o “esporte dos Deuses”, Por isso, na Polinésia, apenas os reis podiam praticar o esporte de pé em uma prancha. Os súditos deviam permanecer deitados.

03- Porém, quando os colonos chegaram para colonizar o Hawaii, o esporte foi esquecido por um tempo, uma vez que os recém chegados não aprovavam nem consideravam o surf um esporte.

04- Por causa disso e de alguns outros fatores, o surf permaneceu desconhecido (o Hawaii também não tinha muita visibilidade) até o final do século XIX. Tudo mudou quando surgiu Duke Paoa Kahanamoku e apresentou ao mundo o Hawaii quando foi participar das Olimpíadas de 1912 e ganhou um medalha de ouro. Isso atraiu atenção para o pequeno arquipélago americano. Duke sempre aproveitava suas entrevistas para disseminar seu esporte favorito, o surf.

05- Em 1915, foi a vez do grande Duke ensinar aos australianos como surfar. Foi lá também que, graças a ele, surgiu a primeira mulher surfista, Isabel Letham (confira a matéria sobre Isabel aqui no Cena), que aprendeu com o Havaian tudo que esse lindo esporte tem a oferecer.

06- Você conhece a história do “Hang Loose”? Aquele sinal com a mão tradicional e bastante conhecido dos surfistas. Então, tudo começou com um antigo rei Havaiano que costumava acenar enquanto surfava para o público que o assistia da praia, porém o rei só possuía o dedo mindinho e o polegar. Já a expressão “Hang Loose” surgiu na década de 1950 e significa “ficar tranquilo, sossegado“.

07- E o atleta que mais ganhou dinheiro com o surf? Ninguém menos que o 11 vezes campeão do mundo, Kelly Slater. Em 98, o americano faturou apenas 702 mil dólares apenas com prêmios, ou seja, sem contar patrocínio e publicidade. Tá bom ou quer mais?

08- O esporte demorou a surgir no Brasil, foi trazido pelos americanos que vinha explorar nossos picos. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938.

09- Você provavelmente já viu pessoas surfando de tow in, especialmente em mares grandes. O tow in mais conhecido é aquele que um jet ski puxa o surfista em sua prancha e o “joga” na onda, sem que o surfista precise remar. Mas o que você provavelmente não sabe, é que existe um estilo de tow in no qual o surfista é puxado por um helicóptero (!!!). Isso mesmo, por um helicóptero. Porém, o estilo não é muito usado por ser caro demais e não vale muito o preço, mas com certeza deve ser uma adrenalina muito louca, não?

10- A maior prancha do mundo tinha nada mais nada menos que 43 pessoas em cima surfando. O recorde mundial aconteceu em 2005, todos estavam em cima da maior prancha do mundo, que media 12 metros de comprimento, 3 metros de largura e 30 centímetros de espessura. O recorde aconteceu em Queensland, Austrália.


 
 
 

Comments


© 2015 por Linda louca e mimada. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page